Mel português reconhecido mundialmente

Depois do prémio de melhor mel ibérico monofloral de rosmaninho com que foi distinguida em 2018, num concurso a nível da Península Ibérica, a Apijardins conquistou agora na competição mundial International Taste Awards 2020 duas Medalhas de Prata para Portugal e para a região de Castelo Branco.

O mel português foi reconhecido mundialmente, tendo sido premiado no concurso international (International Taste Awards 2020), realizado em Itália, tendo sido a entrega dos prémios realizada no dia 30 de Janeiro.

Realizou-se em Itália e foram a concurso 600 produtos de 31 países – Afeganistão, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Equador, França, Alemanha, Grécia, China, Croácia, República Checa, Hungria, Irlanda, Índia, Irão, Itália, Jamaica, Japão, Letónia, Nova Zelândia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, África do Sul, Suíça, Turquia, Tailândia, Reino Unido e EUA.

Mais de centena e meia de juízes (provadores, assessores, sommeliers, especialistas gastronómicos, jornalistas, gourmets, operadores de negócios e compradores) avaliaram de forma séria, pontual e precisa os produtos pontuando à centésima o nível de qualidade.

Depois de todas as fases de prova e teste dos juízes foram cruzados cerca 12.000 painéis de avaliação, após calcular para cada um dos 600 produtos concorrentes a média ponderada, chegaram a um veredicto final.

Para a categoria do mel:

→ Medalha de Ouro (Gold Award) – Grécia, OrganicBeez, Mel de Tomilho (Pontuação 92/100);

→ 2 Medalhas de Prata (Silver Award) – Portugal, Mel de Rosmaninho Apijardins (88/100) e Mel Multifloral Apijardins (82/100);

Os resultados podem ser consultados aqui.

Sobre a Apijardins:

A Apijardins nasceu em 2013 no concelho de Castelo Branco e foi fundada por Filipa Almeida, onde é gerente, arquiteta paisagista e apicultora profissional.

A  Apicultura surgiu com o decorrer da atividade enquanto de Arquiteta Paisagista, com a observação da inter-relação das abelhas com os ecossistemas e da perceção da sua importância. O despertar desta consciência conduziu a estudar com profundidade o complexo mundo das abelhas. A Apijardins, enquanto empresa, nasce em 2013, num período complicado de crise em Portugal, em que, entre o desejo de partir e ficar no país, a reserva de amor ao país foi mais forte. Com o retorno à Beira Baixa, optou-se por recuperar áreas degradadas  em espaços de regeneração natural da vegetação autóctone, através da aplicação de técnicas de recuperação paisagística e promoção da sucessão ecológica natural, em áreas de pasto natural para as abelhas e instalação de apiários perfeitamente integrados na paisagem, demonstrando que arquitetura paisagista e apicultura podem-se complementar influenciando-se reciprocamente de forma positiva.

Apijardins reúne deste modo o gosto pelas duas atividades, e a sua atuação integra os conhecimentos de ambas, no sentido de as valorizar mutuamente. O aproveitamento, a conservação e a valorização da flora apícola (gestão ativa da paisagem) e o acompanhamento das colónias de forma ecologicamente sustentável, permitem a produção de um Mel Monofloral de Rosmaninho único, reconhecido como o melhor da Península Ibérica em 2018 e agora, em 2020, entre os melhores, mundialmente.

Hoje, a Apijardins é autónoma, tem ganhado mercado a nível nacional, iniciou o seu processo de internacionalização e pretende continuar o seu caminho no uso sustentável dos recursos florísticos, com o objetivo de contribuir para o aparecimento, crescimento e desenvolvimento de explorações integradas na paisagem, valorizando simultaneamente os ecossistemas, salvaguardando as abelhas e polinizadores, e as atividades económicas associadas. Em complementaridade, transporta para os projetos e obras de espaços verdes todos os conhecimentos de plantas melíferas autóctones na criação de espaços verdes ambientalmente sustentáveis. É um olhar para a apicultura, como um setor económico e ecologicamente sustentável, com produtos de inequívoco valor, e importante em si mesma, enquanto atividade que reflete a riqueza e identidade do território.Recentemente foi considerada uma das 50 empresas de sucesso, num estudo nacional de inventariação das melhores práticas de Benchmarking.

Apijardins – A história de uma apicultora portuguesa: ver video.