Mel de Castelo Branco conquista duas medalhas em Itália

A Apijardins, de Castelo Branco, conquistou duas medalhas de prata no concurso mundial “International Taste Awards 2020”, que se realizou em Itália. Mais de 600 produtos, de 31 países de todo o mundo, participaram no concurso, que contou com mais de uma centena de avaliadores no júri.

A Apijardins concorreu com o mel monofloral de rosmaninho e com o mel multi floral, e obteve duas medalhas de prata. Uma distinção que apanhou de surpresa a gerente da empresa Filipa Almeida, que decidiu concorrer para avaliar a aceitação do mel no estrangeiro.

“A Apijardins decidiu colocar o mel a concurso para ter a noção da sua recetividade lá fora. Honestamente, fomos apanhados de surpresa, nunca esperávamos ter tido um resultado tão bom, o que nos interessava mesmo era dar a provar o mel e ver se correspondia ao nível de qualidade que eles têm. O mel português é um mel de excelente qualidade e teríamos que o levar a países onde valorizam essa qualidade.”

O mel monofloral de rosmaninho foi classificado com 88 pontos em 100 e o multifloral foi classificado com 82 em 100. “Conclusão, trouxemos para Portugal duas medalhas de prata.”

Um prémio que abre caminho à internacionalização do mel Apijardins. “No seguimento disso, enviámos mais mel, que foi servido na cerimónia de entrega de prémios, o que para nós foi uma grande honra, a seleção do nosso mel pelos chefes de cozinha Michelin.”

A Apijardins nasceu em 2013 com o apoio do então Proder, e produz entre quatro a cinco toneladas de mel por ano.